Back to All Events

AIGO em curso: Literatura árabe da Ásia | Encontro 4

O curso online faz uma introdução à história de algumas regiões do continente asiático a partir de livros. Neste módulo, nos voltamos para os países de língua árabe do continente, os da região do Oriente Médio e da Península Arábica. Voltado para o público em geral, em especial os interessados em conhecer mais sobre a Ásia e sua literatura. 

Para acompanhar as aulas, não é obrigatória a leitura dos livros, que serão usados como ponto de apoio e fio condutor do curso, que é ao vivo e online; as aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 30 dias. 

Em quatro aulas, ao longo do mês de agosto, às terças-feiras, das 19h às 20h30, vamos tratar do colonialismo europeu no mundo árabe, da questão da Palestina, os sectarismos no Oriente Médio e as imigrações e diásporas árabes.

05.08 (19h às 20h30): Quando o colonialismo europeu chega ao mundo árabe
Sugestão de leitura: Narinja, Jokha Alharthi (Moinhos)

12.08 (19h às 20h30): Vamos falar sobre a Palestina
Sugestão de leitura: Detalhe menor, Adania Shibli (Todavia)

19.08 (19h às 20h30): Os sectarismos no Iraque e no Oriente Médio
Sugestão de leitura: Ave Maria, Sinan Antoon (Tabla)

26.08 (19h às 20h30): Imigrações e diásporas árabes
Sugestão de leitura: Correio Noturno, de Hoda Barakat (Tabla)

Para participar do curso, pedimos uma contribuição no valor de R$ 220.
Para se inscrever, basta preencher o formulário no link.

Mini bios:

Jemima de Souza Alves é pós-doutoranda em Letra na FFLCH-USP. Fez mestrado e doutorado na mesma universidade. É tradutora do árabe e do inglês de livros como "Narinja", de Jokha al-Harthi, "Ave Maria", de Sinan Antoon, entre outros. Integra o grupo de pesquisa "Tarjama - Escola de tradutores de literatura árabe moderna", sob a supervisão da Profa. Dra. Safa A-C Jubran.

Paula Carvalho é historiadora, jornalista. Pós-doutoranda em História pela Unifesp. Mestre em história pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), estuda viajantes, principalmente os disfarçados. Lançou o livro “Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt” em 2022 pela editora Fósforo. É uma das criadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras. 

Previous
Previous
August 19

AIGO em curso: Literatura árabe da Ásia | Encontro 3